Viagem ao oceano primordial
A disposição dos diferentes aquários no edifício pretende transmitir a mensagem de que existe apenas um oceano global. Por várias razões, entre as quais a posição atual dos continentes, o oceano foi dividido artificialmente pelo homem em vários oceanos e mares. Na realidade o meio marinho é um ambiente contínuo, existindo apenas barreiras fisiológicas que impedem a livre circulação dos animais pelos quatro cantos do planeta.
No Oceanário de Lisboa, os quatro habitats representados, convergem para o centro do edifício dando corpo ao conceito de unicidade dos oceanos. A decoração de cada habitat prolonga-se pelo aquário central, criando a ilusão que estamos perante um só aquário, um só oceano. Na realidade, janelas de acrílico dividem os quatro habitats do aquário central, provocando no entanto a sensação de que todos os seres vivos se movimentam numa única massa de água salgada.
Um sítio de ligação à natureza que nos fala de fauna e flora, energia, gestão ambiental e todas as questãoes relacionadas com a Natureza.
Neste espaço está disponível um ficheiro de atividades experimentais em Ciências categorizado por temas.
O propósito da Educação em Ciência, enquanto componente da experiência educativa global de todos os jovens, é prepará-los para uma vida satisfatória e completa no mundo do século XXI.
Portal da Gulbenkian para professores. Repositório de recursos educativos digitais.
Alimentação